Página inicial > Últimas Notícias > E-mail Acadêmico e Office 365

E-mail Acadêmico e Office 365

Aluno, tenha um endereço de e-mail IFSP e acesse as ferramentas Google e Microsoft

• Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 13h43
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 09h11

Aluno, todas as mensagens enviadas pelo s sistemas institucionais serão direcionadas para seu e-mail acadêmico

O IFSP agora também disponibiliza e-mail institucional para alunos (@aluno.ifsp.edu.br). Além da caixa de mensagens, o endereço institucional também viabiliza um ambiente com ferramentas Web para escritório (Office 365), armazenamento de arquivos na nuvem, dentre outros.

Por meio de contratos acadêmicos com Google e Microsoft, empresas que fornecem os serviços, o IFSP oferece duas plataformas para os alunos visando melhorar os meios de comunicação e oferecer um ambiente virtual para o armazenamento e troca de informações.

Principais recursos dos serviços:

• caixa de mensagens para e-mails
  • armazenamento na nuvem para documentos e imagens
  • acesso a versão online do pacote Office

Como crio uma conta de e-mail de aluno?

1. Aluno, acesse o Suap.
  2. no quadro de Informações e Avisos, Assine o termo de uso.
  3. leia o termo até o final, clique em Li e Concordo e acione o botão Avançar.
  4. no quadro de Informações e Avisos, Escolha seu e-mail *.
  5. selecione uma das opções de endereço e acione o botão Enviar.
  6. pronto! Verifique em seu e-mail pessoal as instruções de acesso do seu novo e-mail.

* Caso seja menor de idade, será necessário autorização do responsável

Tutorial para criar conta @aluno.ifsp.edu.br

Como acesso minha conta de e-mail de aluno?

1. Ao acessar o Suap na página inicial, no quadro de Links Úteis, acesse Email Institucional (clique aqui) .
  2. utilize o endereço de e-mail escolhido e siga as instruções enviadas para seu e-mail pessoal.

Acesso ao email @aluno.ifsp.edu.br

Não recebi o e-mail, e agora?

Verifique se a mensagem não foi parar na lixeira ou na caixa de spam. Caso não localize siga os passos abaixo:

1. aluno, acesse o Suap.
  2. clique em seu nome no canto superior esquerdo, para acessar seus dados.
  3. selecione a aba Dados Pessoais.
  4. ao final da página, na sessão Informações para Contato, localize seu Email Acadêmico e a Chave de primeiro acesso.
  5. acesse a página de login do e-mail (clique aqui) e utilize as credenciais do passo anterior.

Tutorial para recuperação de dados para primeiro acesso do @aluno.ifsp.edu.br

Como acessar o Pacote Office 365?

1. acessar a página de login do Office 365 (clique aqui).
  2. utilize o seu endereço de e-mail de aluno, escolhido anteriormente, e siga as instruções enviadas para seu e-mail de aluno.

Sou aluno menor de idade e não consigo criar meu e-mail!

Caso seja menor de idade será necessário, após escolher seu endereço de e-mail institucional, entregar o formulário com a autorização de seu responsável à secretaria.

Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais (tipo docx, tamanho 40KB)

Tutorial para secretário liberar acesso do aluno menor de idade ao @aluno.ifsp.edu.br

[EDITADO]:

Por que tenho que ter um e-mail institucional?

O endereço @aluno.ifsp.edu.br é necessário para receber as mensagens institucionais do SUAP, uma vez que essas serão veiculadas somente através desse canal. Além de propiciar acesso ao pacote Office 365, bem como demais serviços e produtos que são liberados com vantagens para estudantes mediante um endereço institucional. Também para garantir sua privacidade e evitarmos o envio e mensagens para seu e-mail pessoal.

Mas tenho que olhar duas caixas de e-mail agora. Como faço pra evitar a fadiga?

Caso não queria despender tempo visualizando mais de uma caixa de e-mail, verifique nas configurações de seu serviço de e-mail como integrar contas. É possível configurar as caixas de forma que encaminhem mensagens recebidas e enviadas através de uma única conta. Cada provedor denomina essa opção de uma forma diferente, procure por opções como "Importar conta", "Conectar contas", "Compartilhar conta", "Conceder acesso", e verifique como realizar essas configurações.

E vai que um dia eu esqueça minha senha?

Para redefinir sua senha de acesso é necessário que cadastre contatos para a recuperação da conta:

1. No primeiro acesso a sua a caixa de mensagem, informe o endereço de e-mail escolhido
  2. Na senha, utilize a chave de primeiro acesso
  3. Cadastre uma nova senha
  4. Leia e aceite o termo de uso do Gmail
  5. Cadastre um telefone e e-mail para recuperação

Caso já tenha realizado o primeiro acesso, utilize os links para atualizar os contatos para recuperação de senha:

Tutorial para cadastro de contato para Recuperação de Conte de e-mail @aluno.ifsp.edu.br