Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Emissão de Diplomas e Certificados pelo CRD

Emissão de Diplomas e Certificados pelo CRD

A partir de 15/08, os diplomas e certificados para os cursos de nível médio, técnico, graduação e pós, bem como a certificação de conclusão do ensino médio e a declaração de proficiência do ENEM serão emitidos pelo sistema do Cartório de Registro de Diplomas.

• Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2016, 09h10
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h19

A Instrução Normativa PRE/IFSP nº 02 de 5 de agosto de 2016 institui o sistema Cartório de Registro de Diplomas - CRD para a emissão de diplomas e certificados para alunos concluintes dos cursos da educação básica de nível médio, técnico, graduação e pós-graduação, bem como a certificação de conclusão do Ensino Médio ou a Declaração de Proficiência decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, entra em vigor na próxima segunda-feira (15/08/2016).

A solicitação do documento é feita pelo estudante, que não poderá ter pendências com o IFSP (com a biblioteca, setor sócio pedagógico ou coordenadoria acadêmica, por exemplo). A partir daí o processo de solicitação, verificação de obrigatoriedades, acompanhamento da solicitação, registro e impressão são realizadas por meio do sistema CRD, disponível em diplomas.ifsp.edu.br. Ao final, o documento com assinaturas digitais (certificado digital ICP) e chancela mecânica, que garantem a autenticidade e integridade, será entregue ao aluno em até 60 dias.

As informações cadastrais do aluno, do curso, a situação das disciplinas cursadas, carga horária de estágio dentre outros dados necessário para a verificação e emissão dos documentos tem como origem o Nambei, portanto é importante manter seus dados e versão atualizadas (nova versão a ser lançada no dia 15/08/2016). O Nambei não mais contemplará em suas funcionalidades a emissão de diplomas e certificados, devendo ser utilizado o CRD

São considerados alunos aptos para a conclusão dos cursos:

• técnico integrado ao ensino médio: estudante que cumpri com êxito todas as disciplinas e requisitos previstos no PPC do curso.
  • técnico concomitante ou subsequente: estudante que cumpri com êxito todas as disciplinas e requisitos previstos no PPC do curso e apresentar o certificado de conclusão do ensino médio.
  • superior de graduação: estudante que cumpri com êxito todas as disciplinas e requisitos previstos no PPC do curso, ENADE e realizar a colação de grau.
  • pós-graduação: estudante que cumpri com êxito todas as disciplinas e requisitos previstos no PPC do curso.

A Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração de Proficiência decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM , para os casos que atendam os requisitos constantes no edital de inscrição da edição correspondente e que tenham indicado o IFSP como unidade certificadora no ato da inscrição no ENEM, são solicitadas pelo endereço diplomas.ifsp.edu.br/consultaEnem.aspx:

• certificado de Conclusão do Ensino Médio é o documento que reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENEM.
  • declaração de Proficiência é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu obter a pontuação mínima em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo ENEM.

Para mais informações entre em contato com a Diretoria de Administração Acadêmica daa@ifsp.edu.br.

IN PRE/IFSP nº 02 - Estabelece orientações em relação a emissão de diplomas e certificados no âmbito do IFSP (tipo pdf, tamanho 3.3MB).

registrado em: