Página inicial > Últimas Notícias > RodaWeb para Pós-Graduação

RodaWeb para Pós-Graduação

Está disponível a nova versão do RodaWeb com a opção para o processamento dos cursos de pós graduação lato e stricto sensu.

• Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2016, 17h03
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h19

Com essa nova funcionalidade agora não é mais necessário solicitar a execução da rotina para os cursos de pós-graduação. Agilizando assim o dia a dia do campus, já que não é mais necessário aguardar na fila do atendimento do suporte da reitoria.

Também foi alterado o cálculo da frequência global para cursos Técnicos Modulares conforme orientação da Diretoria de Administração Acadêmica (DCA-PRE). Agora considera-se a razão entre a somatória de todas as faltas e de todas as aulas do módulo do aluno, não mais a média das razões individuais de cada disciplina que compõe o módulo.

O projeto

O RodaWeb automatiza as regras da organização didática para a classificação da situação dos aluno quanto a sua aprovação. Esse projeto visa a substituição da antiga rotina RODA, antes executada manualmente.

A aplicação desenvolvida com esse projeto é acessível pelo endereço rodaweb.ifsp.edu.br e possui uma camada de serviços em Java e a interface desenvolvida em Python. Utiliza a autenticação LDAP, as permissões do Django e a base de Dados do Nambei e do Aurora. Seu escopo e arquitetura viabilizam:

• padronizar e atender a organização didática vigente
  • facilitar a manutenibilidade, permitindo a inserção de novas regras com menor tempo para realizar os ajustes
  • níveis de permissão de acesso para visualização e execução das regras
  • granular, podendo executar para as regras para um aluno, uma turma ou um curso
  • alteração em tempo real, por ser on-line a situação do aluno é definida no mesmo momento, refletindo no Aurora e na emissão de documentos
  • multi-campi onde cada servidor tem acesso aos dados e informações de seu campus de atuação
  • orientado a serviços, utilizando a tecnologia SOA com web-services em sua arquitetura
  • promove a descentralização, viabilizando ao campus execução da rotina conforme seu calendário acadêmico
  • ferramenta de log navegável, permitindo pontualmente a identificação de problemas cadastrais ou ainda à qual regra resultou em determinada situação para determinado aluno
  • execuções automáticas diárias na madrugada, caso não encontre nenhum problema no cadastro, como dados cadastrais incompletos, a situação do aluno é definida sem a necessidade da execução

Novas funcionalidades

Na nova versão do:

• Serviço RodaWeb: Construção #175 - revisão - Revision: 5c3c5ce718309434a36bc60c0868aa07aefde738
  • Front-end Jango : Construção #59 - revisão - Revision: ad14465e4e5630ba8528ac043e79f16bec3ff5e6

estão disponíveis as seguintes mudanças e correções:

1. corrige particionamento dos arquivos de log no servidor linux (os logs serão divididos por WAR e não mais realizados no catalina.out).
  2. compacta arquivos de log como "zip" ao invés de "gz".
  3. implementação do Roda da Pós-Graduação, criando os modelos exigidos pelo fluxo do Roda (AlunoPos, MatriculaPos, NotaDisciplinaPos, RodaJobParamPos), alterando os calculadores de nota, frequência e situação para implementarem a lógica da pós ao invés de referenciar os calculadores do superior e alterando as classes que manipularão os jobs do Roda.
  4. alteração nos serviços do roda Superior e da Pós, criando a classe abstrata ServicoRodaSuperiorAbstrata com métodos em comum entre os dois serviços.
  5. criada a interface da pós-graduação no Roda Web, interagindo com a estrutura criada no backend.
  6. alteração nos arquivos de context de testes e produção para a inclusão do campus Ilha Solteira.
  7. alteração no filtro dos cursos pesquisados no banco (previamente havia um erro na busca, trazendo cursos não relacionados), padronização dos métodos dos serviços e inclusão do código do curso como parâmetro.
  8. implementação da distinção de disciplinas obrigatórias e optativas no cálculo das notas globais no Técnico Modular
  9. correção na obtenção dos cursos modulares (levando em conta aqueles que possuem turmas de disciplinas a partir da data de início da organização didática vigente)
  11. implementada alteração de calculo de frequência global para cursos técnico modulares.
  12. alteração no código para obtenção das disciplinas que o aluno foi dispensado e realiza a aprovação do mesmo.

Acesso

Caso seja da secretaria e necessite ter acesso para a execução das rotinas de definição da situação dos alunos nas disciplinas e módulos, favor entrar em contato com a TI do campus para que direcionem a solicitação para permissão de acesso ao seu campus para o suporte da reitoria, contendo a informação do prontuário, nome e campus que deve ser liberado o acesso.