Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conta IFSP: Integração e Segurança
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Conta IFSP: Integração e Segurança

Já reparou que em alguns sites de compra é possível acessar a conta utilizando seu Facebook? Então, agora é possível acessar as aplicações institucionais utilizando sua conta IFSP.

  • Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 07h53
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h19

Para isso é necessário que a aplicação em questão se integre ao Suap. Assim permitindo o acesso ao E-mail Institucional, LimeSurvey, Aurora, GLPI entre outras ferramentas com uma única credencial.

Essa integração é possível através da implantação da tecnologia OAuth 2.0, uma solução livre e de código aberto que proporciona autenticação com segurança para acesso e permissões em sistemas. O OAuth oferece simplicidade no desenvolvimento de aplicações web, desktop e mobile em diversas linguagens de programação, como por exemplo PHP, Objective C, Java, Python, Ruby, Javascript, .NET dentre outras.

O que agrega vantagens para os desenvolvedores, pois delega-se a autorização à base do IFSP, essa atuando como provedor de identidade, assim não se precisa compartilhar as informações de acesso com outros dispositivos e a aplicação não tem acesso às credenciais do usuário. Empresas como Facebook, Google, Twitter, LinkedIn e Microsoft Live utilizam tal tecnologia.

 

Integração

O OAuth viabiliza uma solução prática para a comunidade do IFSP se conectar nas aplicações institucionais sem ter a necessidade de passar por um vasto formulário de registro de cadastro, assim possibilita aos seus membros a opção de acessar as aplicações com suas credenciais já existentes, a conta IFSP.

Além de usuário e senhas únicos para os diversos sistemas, o OAuth ainda permite o compartilhamento de informações com controle da permissão e níveis de acesso. Assim facilitando a interoperabilidade e flexibilidade que garante a unicidade, integridade e qualidade dos dados.

 

Colaboração

Soluções informatizadas para a melhoria dos processos ou soluções para problemas enfrentados pelo IFSP são inúmeras, principalmente se considerarmos o amplo cenário de possibilidades oriundos com o advento dos smart phones. Caso tenha ideias, sugestões e principalmente disposição para “colocar a mão na massa”, entre em contato com a TI.

Para contribuir com um projeto ou uma solução desenvolvida nos procure para a homologação do software (veja aqui a política de homologação). Se deseja ter acesso ao OAuth é necessário que registremos a aplicação em nossos sistemas, para tal envie um e-mail para suporte@ifsp.edu.br com a aplicação que deseja integrar, seu objetivo e a URL de redirecionamento (callback) para tratar requisições do OAuth. Em seguida entraremos em contato para passar os parâmetros de segurança para configurar sua aplicação.

 

Segurança

O Oauth é mais uma ferramenta afim de aprimorar a segurança das informações do IFSP. Dentre outras medidas para segurança temos:

  • instalação dos certificados SSL (https) nos serviços e sistemas - canal criptografado entre um servidor web e o navegador
  • replicação do Data Center em Contêiner, Centro de Processamento de Dados - em São João da Boa Vista para garantir a alta disponibilidade
  • servidor e conexões VPN - Rede Particular Virtual - mecanismo de segurança para troca de informações na Internet
  • projeto CAFe – Comunidade Acadêmica Federada – permite à comunidade do IFSP acessar seguramente serviços oferecidos por outras entidades
  • Stonegate - implantação do firewall nos campi
  • frameworks de desenvolvimento para controle de acessos e permissões
  • política de segurança da informação
  • processos de criptografia para o transporte de informações
  • sistemas e rotinas de backups
  • metodologia de desenvolvimento para garantir a qualidade
  • auditoria nos sistemas de informação
  • utilização de RAID - Conjunto Redundante de Discos Independentes
  • monitoramento dos recursos físicos de hardware e status dos serviços
registrado em:
Fim do conteúdo da página