Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > TestLink para Melhoria Contínua
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

TestLink para Melhoria Contínua

A Coordenadoria Qualidade e Testes - CQT implanta ferramenta de gerenciamento de testes para a garantia da qualidade dos produtos e processos de desenvolvimento de software do IFSP.

  • Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2016, 09h25
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h19

A utilização de uma ferramenta para gestão dos testes vem sendo estudada para ser aplicada nas rotinas de desenvolvimento de software do IFSP. Esse tipo de solução oferece um repositório central padronizado capaz de criar casos de teste, atribuí-los para que membros do time possam executá-los, acompanhar o status do andamento dessas atividades e gerar relatórios com métricas e estatísticas dos projetos.

O TestLink é uma ferramenta open source  e web para a gerência de testes desenvolvido e mantido por várias equipes ao longo de seus aprimoramentos. A plataforma oferece suporte para projetos de testes, caso de testes, plano de testes, teste de funcionalidades, testes de unidade entre outros, também conta com suporte para relatórios e estatísticas. Por ser multiusuários e acessado pela web possibilita a execução de testes por equipes e membros separados fisicamente, também agregando permissões de níveis de acesso, por exemplo, grupos que possam criar os casos e grupos para execução desses. Dentre suas funcionalidades, também se destaca a geração de dados históricos, assim permitindo verificar a estabilidade de um projeto ao longo de sua evolução quanto a aderência às especificações técnicas e funcionais, tal função muito útil nos testes de regressão. O TestLink é desenvolvido em PHP e possui suporte nativo para os bancos de dados MySQL e PostgreSQL.

No IFSP o TestLink está disponível através do endereço eletrônico testlink.ifsp.edu.br aos membros e colaboradores da Diretorias de Sistemas de Informação - DSI.

PrintScreen do TestLink do IFSP

PrintScreen do TestLink do IFSP

registrado em:
Fim do conteúdo da página