IFSP Implanta Novo Sistema Intregrado
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP inicia em 2016 a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP.
O SUAP é o sistema desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN que hoje está sendo utilizado por cerca de 25 outros Institutos Federais. A estrutura do sistema é modular e permite a inclusão de novas funcionalidades e customizações, ele encontra-se em pleno desenvolvimento, recebendo contribuições e correções não somente do IFRN, mas de toda rede de colaboração. O projeto do SUAP teve início em 2006 com uma atualização do Ponto Eletrônico e agora possui uma série de módulos que abrangem tanto as áreas administrativas quanto acadêmicas, integrando informações de ambas.
No IFSP a viabilidade de sua utilização começou a ser estudada em setembro de 2013, onde o SUAP foi instalado e os setores passaram a testá-los para verificarem sua adesão aos processos e fluxos da Instituição. Atualmente há a Comissão Permanente do Sistema Integrado da Administração – CPSIA, responsável pela implantação dos módulos administrativos do SUAP, indicando necessidades de desenvolvimento e suas prioridades, bem como instruindo a comunidade do IFSP em como utilizá-lo. Os trabalhos da CPSIA e da TI resultaram na desativação e migração de dados do SIGA para o SUAP (acessível pelo suap.ifsp.edu.br) atendendo os módulos Protocolo, Almoxarifado e Patrimônio.
Os próximos passos para a implantação do sistema em sua totalidade está na utilização de todas as funcionalidades do módulo de Gestão de Pessoas e os módulos educacionais, assim descontinuando a utilização do módulo GRH do Nambei e seus módulos acadêmicos, respectivamente.
Vantagens do SUAP
Pode-se citar como vantagens da utilização do SUAP como sistema integrado:
- utilização de um único sistema, eliminando o uso e manutenção de múltiplos sistemas
- centralização do controle e descentralização da execução de atividades
- padronização de conceitos e procedimentos
- facilidade para aplicação de treinamento
- desenvolvimento colaborativo entre os IFs e campi
- mais eficiência pela redução do retrabalho
- maior confiabilidade pela redução de inconsistências causadas pelo fluxo das informações
- integração de dados
- maior controle e gerenciamento sobre as atividades do IFSP
- melhoria na qualidade e quantidade de informações
- eliminação de discrepâncias entre informações de diferentes setores
- contribuição para a gestão participativa e integrada
- otimização dos processos
Redes Sociais