Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Implanta Novo Sistema Intregrado

IFSP Implanta Novo Sistema Intregrado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP inicia em 2016 a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP.

• Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2016, 14h24
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h19

O SUAP é o sistema desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN que hoje está sendo utilizado por cerca de 25 outros Institutos Federais. A estrutura do sistema é modular e permite a inclusão de novas funcionalidades e customizações, ele encontra-se em pleno desenvolvimento, recebendo contribuições e correções não somente do IFRN, mas de toda rede de colaboração. O projeto do SUAP teve início em 2006 com uma atualização do Ponto Eletrônico e agora possui uma série de módulos que abrangem tanto as áreas administrativas quanto acadêmicas, integrando informações de ambas.

No IFSP a viabilidade de sua utilização começou a ser estudada em setembro de 2013, onde o SUAP foi instalado e os setores passaram a testá-los para verificarem sua adesão aos processos e fluxos da Instituição. Atualmente há a Comissão Permanente do Sistema Integrado da Administração – CPSIA, responsável pela implantação dos módulos administrativos do SUAP, indicando necessidades de desenvolvimento e suas prioridades, bem como instruindo a comunidade do IFSP em como utilizá-lo. Os trabalhos da CPSIA e da TI resultaram na desativação e migração de dados do SIGA para o SUAP (acessível pelo suap.ifsp.edu.br) atendendo os módulos Protocolo, Almoxarifado e Patrimônio.

Os próximos passos para a implantação do sistema em sua totalidade está na utilização de todas as funcionalidades do módulo de Gestão de Pessoas e os módulos educacionais, assim descontinuando a utilização do módulo GRH do Nambei e seus módulos acadêmicos, respectivamente.

Vantagens do SUAP

Pode-se citar como vantagens da utilização do SUAP como sistema integrado:

• utilização de um único sistema, eliminando o uso e manutenção de múltiplos sistemas
  • centralização do controle e descentralização da execução de atividades
  • padronização de conceitos e procedimentos
  • facilidade para aplicação de treinamento
  • desenvolvimento colaborativo entre os IFs e campi
  • mais eficiência pela redução do retrabalho
  • maior confiabilidade pela redução de  inconsistências causadas pelo fluxo das informações
  • integração de dados
  • maior controle e gerenciamento sobre as atividades do IFSP
  • melhoria na qualidade e quantidade de informações