Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 10h18 | Acessos: 333092

Índice de Artigos

Hello, World!

Navegue pelos itens do menu para saber mais sobre a DSI.

Diretor: Brunno dos Passos Alves

Fone: (11) 3775-4558

A Diretoria de Sistemas da Informação (DSI) é responsável pela análise, implantação e continuidade dos projetos de sistemas de informação que auxiliam as atividades acadêmicas de administração, extensão, pesquisa e inovação do Instituto.

A esta diretoria compete:

• propor, avaliar e implantar as diretrizes da área de Sistemas de Informação do IFSP;
  • normatizar a metodologia de desenvolvimento de sistemas informatizados;
  • prover sistemas adequados aos diversos setores do IFSP;
  • viabilizar soluções que auxiliem no processo de tomada de decisão;
  • indicar a necessidade da realização de capacitação de servidores relacionados a sua área de atuação;
  • coordenar o trabalho entre diretoria adjunta e coordenadorias.

A Diretoria de Sistemas da Informação compreende:

Um Ateliê de Software? Sim, acreditamos que desenvolver software é uma arte. Prezamos pela qualidade tanto no produto final quanto no processo de desenvolvimento. Como a área responsável pelo Desenvolvimento de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) acreditamos fortemente que viabilizar soluções ótimas, possuindo simplicidade em seu uso, porém cobrindo uma alta complexidade, é nossa missão.

Para tal, trabalhamos de forma profissional procurando sempre atender os anseios dos solicitantes, assim de forma direta e indireta, promover através de nossas soluções informatizadas benefícios aos membros da comunidade interna e externa, ou seja, alunos, servidores e a sociedade em geral.

Solucionar e Aprimorar:

• queremos causar impacto positivo na sociedade. Procuramos atender as mais diversas áreas e setores do IFSP, colaborando para o alcance das metas institucionais e apoiando as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisas.

Qualidade:

• não abrimos mão! Com trabalho sério e resultados de alto nível, todos os membros do time se preocupam com a qualidade, possuindo um setor específico para sua validação e aplicação.

Sustentabilidade:

• prezamos pela:
    1. reutilização de funcionalidades;
    2. automatização de rotinas;
    3. fazer certo desde a primeira vez e;
    4. desenvolvimento colaborativo entre os diversos setores que se envolvem de alguma forma com desenvolvimento no IFSP.

Transparência:

• divulgar o que, por que, onde, quando, quem e como, de nossos produtos, serviços e resultados.

Café:

• precisamos e queremos, café... é.

Agregamos valor! Através de software, fazemos com os que os diversos setores do IFSP sejam capazes de gerar mais resultados e cada vez com maior qualidade, atendendo as mais diferentes necessidades de forma a melhorar cada dia mais a qualidade no serviço público, e contribuir para a melhoria da Educação. Sabemos como fazer, baseados nas melhores práticas e na experiência de nosso time atuamos identificando as necessidades e projetando soluções que contribuam com o IFSP. Assim, desenvolvemos softwares robustos, confiáveis e funcionais.

Gostamos do que fazemos!

time da DSI é formado por analistas, tecnólogos, técnicos e demais membros motivados a resolver problemas e viabilizar soluções.

Para tal, sempre que possível seus integrantes realizam capacitações, especializações e participam de encontros tanto como ouvintes como palestrantes, a fim de promover a integração com a comunidade, ampliar os conhecimentos e promover a troca de experiência, pois acredita que dessa forma pode melhorar a execução de suas atividades, bem como contribuir com a melhoria dos trabalhos da comunidade do IFSP e sociedade.

Guiados por nossas premissas e baseados em nossos princípios, a primeira opção é sempre a utilização de tecnologia open-source para o atendimento de demandas, sejam essas internas ao setor ou externas.

Trabalhamos com as técnicas mais difundidas nos setores privados e público, como por exemplo, questões de Agilidade, Test Driven Development (TDD), Integração Contínua, Gerência de Projetos, Service Oriented Architecture (SOA), Repositórios e Controladores de Versão colaborativos, dentre outros.

Isso tudo para consolidar o importante papel que a TI, especificamente a área de Sistemas de Informação, assume como viabilizador de soluções para atender as demandas institucionais, agregador de valor para os diversos setores e públicos que compõem o IFSP e peça importante para a Educação do país, sempre primando pela qualidade.

A DSI zela pelo trabalho colaborativo. Dessa forma procura manter alinhadas suas atividades com os campi e os demais setores da Reitoria. Assim sendo, com as áreas administrativas, acadêmicas, bem como alunos, servidores e sociedade de forma geral.

O time de desenvolvedores utilizam slack para a comunicação https://ti-ifsp.slack.com/.

registrado em: