Página inicial > Últimas Notícias > Implantação do Novo Sistema Educacional

Implantação do Novo Sistema Educacional

Constituída comissão para a substituição do Sistema Acadêmico do IFSP.

• Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 07h35
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h19

No dia 17 de março, ocorreu a reunião entre as pró-reitorias de Pesquisa, Extensão e Ensino para que a TI apresentasse o projeto Suap, seus módulos educacionais e a proposta para a formação de uma comissão para levantar necessidades de soluções informatizadas, analisar, homologar e gerir os módulos dos sistemas integrados educacionais (veja o arquivo da apresentação aqui).

A Comissão será responsável por elaborar as diretrizes e ações para recepção de demandas de sistemas educacionais/acadêmicos, análise de prioridades, encaminhamento das demandas à TI, homologação, acompanhamento e supervisão, no IFSP. Assim visando substituir o atual sistema acadêmico, Nambei, pelo Suap.

A Comissão - CPSIEDU

A Comissão Permanente do Sistema Integrado Educacional - CPSIEDU - foi instituída no dia 31 de março de 2016 através da portaria nº 1052 (confira a portaria na integra aqui com seus membros e atribuições). Sua estrutura é composta pelo:

1. presidente, que planeja e organiza os trabalhos da Comissão
  2. três coordenadores representando cada pró-reitoria (PRP, PRX e PRE) para definir e priorizar onde os esforços para implantação do novo sistema devem ser aplicados, bem como coordenar os trabalhos dos Gestores de Módulo
  3. gestores de módulo, que avaliam, testam, homologam, capacitam e indicam novas necessidades de funcionalidades para seus respectivos módulos

Novo Sistema - Suap

Assim como contempla atividades administrativas, o Suap possui módulos Educacionais. Permitindo acessos ao Aluno, Professor, Secretario, Coordenador, Diretor, Assistente Social, dentre outros papéis e perfis. Inicialmente são quatro macro-módulos Pesquisa, Extensão, Ensino e Atividades Estudantis.

Esses por sua vez se dividem em sub-módulos que contemplam as mais diversas áreas como, Editais e Projetos de Pesquisa e Extensão; Solução de Busisness Inteligence - BI - para área acadêmica, possibilitando o acompanhamento em tempo real da situação dos alunos, cursos e câmpus do IFSP, sendo uma poderosa ferramenta para tomada de decisões com relatórios e gráficos; WebDiário, WebSecretaria, Comunicador entre o professor e suas turmas e muito mais.

O que já foi feito?

Desde segundo semestre de 2015 a Diretoria de Sistemas de Informação – DSI, vem estudando as funcionalidades dos módulos educacionais do Suap, realizando o mapeamento e migração das informações hoje existentes no Nambei. Também se está estruturando o Projeto Piloto, onde os câmpus Araraquara e Barretos participam utilizando o Suap concomitante com o Nambei e WebDiário para as turmas do curso de nível superior de Análise e desenvolvimento de Sistemas (ADS). Assim verificando a consistência dos dados migrados e apontando ajustes necessários para a total aderência do sistema aos processos do IFSP.

Hoje o Suap já é utilizado para as atividades administrativas, trabalhos esses coordenados pela Comissão Permanente do Sistema Integrado Administrativo - CPSIA. Módulos como Protocolo, Almoxarifado e Patrimônio se encontram em funcionamento, sendo os próximos passos os módulos Frotas e Salas, dentre outras áreas que o Suap atende.