Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A Equipe de TI está em vias de lançar o Sistema de Voz sobre IP do IFSP (VoIP-IFSP). O lançamento está condicionado a finalização dos manuais de implantação e utilização e definição da política de uso do Serviço de VoIP. Espera-se, com a produção do VoIP IFSP, uma considerável economia nos recursos destinados a ligações telefônicas entre Campus/Reitoria e Campus/Campus. Cabe em nosso planejamento a integração com o Fone@RNP.

O VoIP será provido pelo Software Livre de Código Aberto Asterisk e pelo PABX Hibrido que é capaz de estabelecer conexões de voz, tanto pela Prestadora de Serviço de Telefonia, quanto pelo Servidor Asterisk de Provedoria VoIP. Por isso, a transparência para o usuário é imprescindível como fator decisivo deste tipo de tecnologia.

Espera-se, com a produção do VoIP IFSP, uma considerável economia nos recursos destinados a ligações telefônicas entre Campus/Retoria e Campus/Campus. 

Para isso, estudos foram realizados afim de alcançar uma qualidade de ligação equiparada à qualidade oferecida pela Prestadora de Telefonia comum.

Reconhecemos também que, o sucesso deste serviço está na qualidade de ligação e passa também pela transparência do usuário ao não diferenciar o meio pelo qual a ligação será realizada, tal objetivo foi alcançado após estudos de codecs (compactadores de áudio), equipamentos PABX (que promovessem a transparência de ligações proveniente de diversos meios), diversos Sistemas provedores VoIP (capazes de concentrar autenticação e planos e discagens), dentre outros fatores que compõe a tecnologia VoIP e ainda, infraestrutura de rede necessária para viabilizá-la.

Infraestrutura

O VoIP IFSP possui seu Servidor Asterisk hospedado nos servidores presente no Container Data Center (CDC) do IFSP, o PABX Hibrido de marca Digistar (Modelo XIP) está presente em grande parte dos nossos Campi e, em breve, estarão integrados ao Servidor Asterisk.

Fim do conteúdo da página