Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Drive IFSP consiste em um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos baseado no software livre OwnCloud customizado para as necessidades do IFSP.

Provida de total segurança desde o acesso (TLS 1.2) até o armazenamento dos arquivos, o Drive IFSP permite armazenar e compartilhar arquivos de forma segura do próprio ambiente de trabalho do usuário, sendo possível atribuir aos arquivos permissões de acesso, inclusive com senhas, de forma que o próprio usuário possa garantir o sigilo e o direcionamento do conteúdo para um destinatário específico. Além também da possibilidade de criação de links públicos para acesso a estes arquivos, liberando-os para qualquer usuário da internet.

Através do Menu Principal do Drive IFSP é possível verificar os arquivos:

  • “Compartilhados com você”, isto é, arquivos que outros usuários estão neste momento compartilhando com você;
  • “Compartilhados com outros”, arquivos que você compartilha com outros usuários; e
  • “Compartilhados por link”, arquivos cujo link foi atribuído e estão disponíveis publicamente para acesso.

É possível a utilização de aplicativos sincronizadores, disponíveis para Computadores, Tablets e Celulares (Android e iOS Apple). Vale salientar que um dos fatores mais importantes para a definição de uma tecnologia é a sua gratuidade, segurança e disponibilidade para diversos dispositivos, além de integração com os já existentes sistemas operacionais.

Outros Sistemas do IFSP também utilizam o Drive IFSP, como por exemplo o SUAP, RSC, Portais Institucionais, Concursos, dentre outros.

Observamos que o Drive IFSP possui espaço limitado de armazenamento, sendo este determinado pela infraestrutura de armazenamento e backup disponível na Infraestrutura do IFSP, por isso, o aumento deste espaço está condicionado aos investimentos sistemáticos que ocorrem anualmente afim de garantir a escalabilidade do serviço e boa aplicação dos recursos, não os deixando ociosos.

 

Infraestrutura da Nuvem IFSP 

O Drive IFSP está hospedado nos servidores presente no Container Data Center (CDC) do IFSP e integrada ao sistema de Backup e autenticação de Sistemas Estruturantes do IFSP.

Fim do conteúdo da página