IPv6 no IFSP

IFSP e RNP iniciam processo de implementação do IPv6 em todo o Instituto.

• Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 13h10
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 16h32
O que é o IPv6?
O protocolo IPv6 é um novo padrão de endereçamento IP para dispositivos conectados a Internet. Computadores, notebooks, smartphones, tablets, smart TVs, videogames são exemplos de dispositivos que se conectam a Internet. Cada dispositivo conectado a rede necessita de um endereço IP para a sua identificação e inclusão na rede local ou na Internet. Trata-se de um funcionamento similar ao da rede telefônica, na qual cada dispositivo telefônico possui um número para discagem. O protocolo de endereçamento IP atualmente mais utilizado é o IPv4, com espaço de endereço de 32 bits e com capacidade de oferecer no máximo 4,3 bilhões de endereços. O padrão IPv6 tem um espaço de endereço de 128 bits e capacidade de oferecer aproximadamente 340 undecilhões (1036) de endereços.

Motivação para IPv6
Da mesma maneira que o aumento do uso de telefones celulares exigiu a inclusão de um nono dígito nos números telefônicos, o aumento de dispositivos conectados a internet está exigindo um novo protocolo de endereçamento IP com maior capacidade de oferecer endereços. Todos os endereços IPs disponíveis para utilização na Internet são fornecidos pelos provedores de serviço de Internet (ISP) e quem delega os blocos de IP para os ISP são os Registros Regionais de Internet (RIR). De acordo com a Cisco, quatro dos cinco RIRs no mundo estão com endereços IPv4 esgotados conforme ilustrado na figura abaixo.

Fonte: Material Cisco CCNA

A redução do espaço de endereços IPv4 tem sido o principal fator para migrar para o IPv6. À medida que África, Ásia e outras áreas do mundo ficarem mais conectadas à Internet, não haverá endereços IPv4 suficientes para acomodar esse crescimento.

Com uma população cada vez maior na Internet, espaço de endereços IPv4 limitado e a Internet de Todas as Coisas, chegou o momento de iniciar a transição para o IPv6.

RNP disponibilizou novo bloco IPv6 para o IFSP
A RNP é a provedora de Internet do IFSP e está em processo de implementação do IPv6 em toda a sua rede. Em contribuição a esse trabalho, a TI do IFSP realizará juntamente com o Projeto do Firewall IFSP a implementação do IPv6 em todos os campi do Instituto. Além disso, em vista do desenvolvimento e crescimento do IPv6 na Internet, os servidores da TI estão sendo capacitados pelo NIC.br para o uso do novo protocolo a fim de iniciar o processo de adequação dos serviços da TI ao novo padrão. A idéia é que neste primeiro momento os campi e a reitoria estejam configurados para trabalhar simultaneamente com os dois protocolos (IPv4 e IPv6).

A RNP atualizou seus blocos IP e acabou de disponibilizar um novo bloco IPv6 para o IFSP, dessa forma é importante que os campi já configurados com o bloco anterior, entrem em contato com a TI do IFSP para a readequação para o novo bloco.