Página inicial > Últimas Notícias > IFSP e CAFe viabilizam Acesso Remoto ao Portal de Periódicos Capes

IFSP e CAFe viabilizam Acesso Remoto ao Portal de Periódicos Capes

Integração do IFSP à CAFe permite acesso da comunidade do IFSP ao Portal de Periódicos de qualquer lugar do mundo e também a outros serviços.

• Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 14h44

O IFSP, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), passa a fazer parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A integração à comunidade CAFe, viabilizada pela equipe de TI, permite aos alunos, docentes e servidores administrativos a possibilidade de realizar, por exemplo, pesquisas no Portal de Periódicos da CAPES sem estar nas dependências de algum campus do IFSP. Além disso, a integração permite acesso a outros serviços como: Microsoft Dreamspark – Standard, Vídeo@RNP e VídeoAula@RNP. Veja mais serviços oferecidos com a integração aqui.

Até então a CAPES não provia serviços de acesso remoto para o uso do Portal de Periódicos, o que restringia as pesquisas serem realizadas dentro do ambiente físico do campus do IFSP. Com a integração os servidores do IFSP acessam esses serviços com seu login e senha do IFSP (o mesmo do e-mail institucional) e os alunos com as credenciais do sistema Aurora, sendo necessário fornecer a sigla de seu campus juntamente com o prontuário (Sigla dos Campi para o CAFe).

O que é a CAFe?

A Comunidade Acadêmica Federada é uma rede de confiança, formada por instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Cada instituição integrante da Federação é responsável por autenticar e enviar informações dos seus usuários aos provedores de serviço. Isso simplifica o acesso aos recursos e serviços oferecidos à comunidade acadêmica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um Provedor de Serviços da CAFe. Oferece, por meio da Federação, acesso remoto ao conteúdo do Portal de Periódicos. O acesso é feito por meio da tecnologia Shibboleth, que protege a privacidade no acesso a informações autenticadas e disponibilizadas on-line. O Shibboleth é uma tecnologia amplamente difundida, sendo utilizada por consórcios de bibliotecas nos Estados Unidos e Europa.

Fonte: https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Panfleto_CAFe.pdf