Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Informe de Segurança

Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 17h54 | Acessos: 6597

A Diretoria de Infraestrutura e Redes (DIR), através da Coordenadoria de Serviços de TI em conjunto a Coordenadoria de Segurança, informa a toda a comunidade do IFSP que não solicita usuário e senha de acesso a nenhum dos sistemas e serviços de TI do IFSP.

Toda a necessidade de recadastramento de contas, acessos ou informações dos usuários serão informadas pelo Portal da TI (https://ti.ifsp.edu.br/) e pelo Portal do IFSP (https://www.ifsp.edu.br/), bem como por anuncio as equipes de Tecnologia da Informação de cada campus.

Assim, não responda e-mails ou preencha cadastros de links suspeitos. Caso receba este tipo de e-mail, marque a mensagem como “SPAM”, isso ajuda a evitar a disseminação dessas mensagens. Para isso, clique na mensagem suspeita com o botão direito do mouse, e em seguida na opção "Marcar como SPAM". A mensagem será automaticamente movida para a pasta "Lixo Eletrônico" de sua conta de e-mail.

Algumas dicas importantes que podem ajudar a identificar esse tipo de situação:

  • Certifique-se que a origem do e-mail é conhecida, e mesmo nestas situações, entre em contato com o remetente para confirmar se o pedido é válido;
  • E-mails com imagens chamativas, endereços de acesso grandes ou com destinos que não sejam ".ifsp.edu.br" em geral devem ser tratados como suspeitos e confirmados antes de serem acessados;
  • Atenção redobrada com anexos. Cheque a veracidade do envio previamente a abrir;
  • Em caso de confirmação de e-mail falso, não abra o e-mail, exclua-o diretamente;
  • Atenção redobrada para e-mails com muitos erros de português e/ou concordância;

Na dúvida, consulte o setor de tecnologia da informação do seu campus. Para exemplos de e-mails falsos ou mensagens suspeitas, acesse: https://drive.ifsp.edu.br/s/OAcHGSDcljtPiwx.

Para saber mais sobre segurança na internet, veja a página do CERT.BR (https://cartilha.cert.br/).

registrado em:
Fim do conteúdo da página