A Tecnologia da Informação (TI), é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados, e redes que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações. Em suma, a TI foi criada para auxiliar o ser humano a lidar com informações.
A área de Tecnologia da informação possui diversos segmentos de atuação. Vou listar algumas das áreas sem ordem particular como exemplo:
- Programação
- Segurança da Informação
- Redes
- Análise de Sistemas
- Infraestrutura e Hardware
- Suporte técnico
A Diretoria de Compras de TI (DaCT) é responsável tanto pela instrução dos processos sistêmicos de aquisição e contratação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), quanto pela orientação aos gestores dos mais de 30 campus do IFSP, no que tange a aquisições / contratações particulares.
O processo de aquisição de TI possui algumas particularidades, detalhadas na Instrução Normativa n. 04, de 11 de setembro de 2014. Dentre elas pode-se destacar a obrigatoriedade da nomeação de uma equipe de Planejamento da Contratação e da elaboração dos seguintes documentos:
- Documento de Oficialização da Demanda (DOD) - documento que contém o detalhamento da necessidade da Área Requisitante da Solução a ser atendida pela contratação;
- Estudo Técnico Preliminar da Contratação (ETP) - documento que demonstra a viabilidade técnica e econômica da contratação;
- Análise de Riscos da Contratação (modelo incluso no ETP) - documento que contém a descrição, a análise e o tratamento dos riscos e ameaças que possam vir a comprometer o sucesso em todas as fases da contratação.
A equipe de Planejamento da Contratação deve ser multissetorial, representada por integrantes técnico, administrativo e requisitante. A responsabilidade de cada integrante encontra-se detalhada na normativa acima.
Redes Sociais