Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Implantação dos Módulos Educacionais do Suap

No início de 2017, para os cursos de graduação, o Nambei e demais sistemas serão substituídos pelo Suap.

  • Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 13h54
  • Acessos: 18361

Os fluxos acadêmicos relacionados aos cursos de graduação serão executados no Suap, assim substituindo o Nambei, WebDiário, Aurora e RODA.

Por que cursos de graduação?

Para a implantação dos módulos educacionais do Suap se adotou a estratégia de se "atacar" por modalidades de cursos, onde em cada fase da implantação do sistema acadêmico será contemplada uma modalidade.

Optou-se começar pelos cursos de graduação devido a clareza nas regras, se comparado às demais modalidades, os cursos de graduação possuem regras menos complexas, melhor definidas e de mais conhecimento da comunidade. E também pela experiência proporcionada pelo projeto piloto que ocorreu no 1º semestre de 2016 com os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Barretos e Araraquara, envolvendo professores e secretarias.

Por que no 1º semestre de 2017?

A TI já vem trabalhando nos módulos educacionais há mais de 1 ano. No atual estágio do projeto os trabalhos de backend (migração do dados do Nambei, adequações do Suap do IFRN para atender o IFSP, integração com outros sistemas, dentre outros) estão em fase de conclusão. O momento é de oportunidade devido o ingresso de novos servidores nas mais diversas áreas (secretarias, professores, TI, etc.) e também por questões temporais, ou seja, o início do ano e semestre letivo.

Como a substituição ocorrerá?

A equipe da TI está comprometida com a substituição do Nambei e implantação do Suap. Para tal estão sendo adotadas as seguintes frentes de atuação:

  • migração de dados do Nambei para o Suap
  • adequação do Suap para a organização didática vigente, a qual é do conhecimento da comunidade, ou seja, as regras do RODA e do Web Diário
  • Adaptação dos sistemas agregados que utilizam o atual banco de dados:
    • Nambei, WebDiário, RODA e Aurora haverá a desativação das funcionalidades relativas aos cursos de graduação
    • CRD Valid e Pergamum passarão a se integrar ao Suap e não mais ao Nambei para as funcionalidades relativas aos cursos de graduação
  • Estágios contemplando a implantação do módulo de controle de estágio, mais completo que o do Nambei
  • Treinamento e capacitação aos servidores envolvidos com a formação da Comissão para implantação com participação de servidores de diversos câmpus
  • Apoio:
    • Comissão da PRE para implnatação, estudo, treinamento, elaboração de manuais e suporte operacional
    • Analistas de referência nos câmpus, para acompanhamento da implantação e suporte técnico

 

Substituição do Nambei pelo Suap para os cursos de graduação.

Serão migrados todos dados referentes a graduação (cursos, matrizes, disciplinas, turmas, alunos, notas, faltas, etc..). Assim substituindo o Aurora, Nambei, RodaWeb e WebDiário, funcionalidades contempladas pelo Suap

Quando começará o Suap?

A data para início da utilização do Suap para a graduação e desativação do Nambei e demais sistemas para esses cursos ocorrerá em meados de fevereiro, atualmente se aguarda o calendário oficial do MEC para matrículas do SiSU. Assim sendo:

  1. o ingresso via SiSU será feito pelo Nambei
  2. craiação e atribuições de turmas pelo Nambei
  3. será executada a migração e desativação do antigo sistema para a graduação
  4. após a migração, vagas remanescentes e demais procedimentos para os cursos de  graduação ocorrerão através do Suap

Importante!

Haverá a coexistência de sistemas até a total substituição do Nambei (atacando por modalidades de ensino a serem definidas). Assim sendo, o Nambei e o Suap deverão ser utilizados, sendo nessa primeira fase: o Nambei para cursos técnicos Modulares, Integrados e Pós-Graduações, e o Suap para os cursos de Graduação.

Toda implantação de sistemas informatizados é conturbada, principalmente pela mudança dos procedimentos e ajustes. Cientes disso contamos com a colaboração e compreensão de todos, pois os benefícios provenientes do Suap são inúmeros e em breve o IFSP colherá os frutos desse “investimento” dos esforços de todos.

 

Apresentação da Implantação do Suap realizada ao Comitê de TI 25/11/2017 (tipo pdf, tamanho 1,6Mb.)

Portaria 5088 de 06/12/2016 - Comissão para Implantação do Suap Acadêmico (tipo pdf, tamanho 700Kb.)

 

[EDITADO]

Veja mais: Adiamento da Implantação do Suap - Edu (graduação)

registrado em:
Fim do conteúdo da página