Vem aí o 3C IFSP

Conheça mais sobre o 3C IFSP que visa auxiliar a pesquisa voltada para a computação científica.

• Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2016, 11h52
  • Acessos: 13041

O IFSP tem realizado um alto investimento em Tecnologia da Informação e isso tem se refletido em vários serviços disponibilizados para a comunidade do IFSP como os sistemas Aurora, Pergamum e SUAP, além dos serviços de Videoconferência, VoIP, e-mail (Mail IFSP) e o armazenamento de arquivos (Nuvem IFSP) que são sistemas e serviços oferecidos para a comunidade acadêmica e administrativa do IFSP hospedados no Contêiner Data Center (CDC) do IFSP.

Com o objetivo de oferecer mais um serviço à comunidade acadêmica, a área de Tecnologia da Informação por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRP) do IFSP oferecerá a infraestrutura de Data Center do IFSP para a realização de pesquisas científicas através do Cluster de Computação Científica do IFSP (3C IFSP).

Um cluster é um conjunto de computadores controlados via software que trabalham como se fossem um único computador. O clustering é uma prática econômica para a computação de alto desempenho dado que faz uso de recursos mais simples e de menor custo financeiro para a execução de tarefas que exigem um supercomputador com elevado custo financeiro.

O 3C IFSP inicialmente contará com a infraestrutura de cinco servidores Dell PowerEdge R720 trabalhando em cluster que totalizam:

• 120 núcleos de processamento de 2,5 GHz cada (Intel® Xeon® CPU E5-2640 0 @ 2.50GHz);
  • 895GB de memória RAM (DDR3 de barramento mesclado 1066MHz e 1333MHz); e
  • 16TB de armazenamento (SAS 15k) .

Trata-se de um cluster dedicado para os pesquisadores realizarem simulações e cálculos que exigem alta capacidade de processamento.

Essa infraestrutura estará disponível para a comunidade acadêmica (estudantes e docentes de graduação e pós-graduação) em meados de agosto deste ano. A solicitação para o uso do cluster será realizada por meio da PRP.

Veja aqui a notícia publicada no portal institucional.